Das filhas de D. Ermelinda, Luciana e Luzia foram as que vieram para Miracema. Luciana nasceu em 1818, possivelmente, em Senhora dos Remédios e faleceu em Miracema em 1878. Foi casada com Marcelino Dias Tostes (1809 – 1864) deste casamento nasceram os filhos: Antônio, José, João, Francisco, Marcelino, Isabel, Luciana, Ana, Rita. Moravam na fazenda Água Limpa, comprada ao Cap. Bento Pereira Rodrigues, conforme declaração de Marcelino perante o pároco de Pádua em 1855.
Luzia, também nascida em Senhora dos Remédios, foi casada com Antônio de Araújo Barbosa. Do casamento nasceu o filho único Firmo de Araújo em 1847 na fazenda da Mutuca. Por troca com o Barão de Itaverava adquiriram a fazenda Fortaleza situada no Ribeirão de Santo Antônio dos Brotos, conforme declaração de Antônio em 1855.
Do blog história de cisneiros, palma e itapiruçu, extraímos o seguinte:
“Em 24 de fevereiro de 1864, Firmo de Araújo esteve no cartório do Capivara, representando seu pai Antonio Araújo Barboza e vendeu a Lourenço Mendes da Silva uma parte de terras que lhes coube por herança da morte de sua finada mãe e sogra Donha Hermelinda Rodrigues da Conceição, próxima à povoação de Santo Antonio dos Brotos, por 500 mil réis à vista. Tanto comprador como vendedor declararam serem moradores de Pádua. E sendo o documento firmado no Capivara, confirma que toda a área onde hoje fica Miracema pertencia a Palma.”
Do relato podemos inferir que Luzia Rodrigues Pereira falecera antes de fevereiro de 1864.
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Grande Fred,
Estamos aqui ligada no tema "Os Filhos de Dona Ermelinda"...
Tenho certeza que irá evoluir a cada dia.
O blog citado é verdadeiramente um grande achado, mas está meio parado, hein?
Sou descendente de D.Ermelinda e estou refazendo a arvore genealogica da familia, sabe de alguem que possa dar-me informações do assunto.
Claudio
francopatriota@hotmail.com
Postar um comentário